quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pulseira de macramê


Pulseiras de macramê já são bastante conhecidas, feitas com um tipo de linha de seda conhecido com rabo de rato, trançado com vários nós. Como são versáteis e nunca saem de moda sempre valem a pena falar sobre elas. 

Essas são criações de Mônica Maria que aceita encomendas de todo o Brasil. Quem se interessar só falar com ela no facebook, a partir de 15 reais voçê encomenda a sua. Ela mostra com suas criações que um material pode servir para vários estilos sem perder sua característica e elegância.


Agora escolha seu modelo, fale com ela e saia linda com esse acessório que faz muito sucesso.

Bruna Cairo

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A moda no centro

Alguns podem pensar que o centro da cidade, com sua rotina de ruas movimentadas, trânsito apressado, comércio  e locais de trabalho, seja um lugar onde não há espaço, tempo e nem vez para a moda. Mas pelo contrário, as esquinas apinhadas de gente, o calor, a correria do dia-a-dia, e a vida que não para, abrigam em si muito estilo e uma forma de moda que dialoga com as ruas e que é inerente a elas.

Encontramos nas ruas do centro da cidade de João Pessoa, looks que comunicam conforto e praticidade, mas que não abdicam do estilo e, em alguns casos, nem mesmo da elegância.


 Como ilustrado nas fotos acima, o jeans é onipresente nos looks de rua, e os tênis são o tipo de sapato preferido dos mais jovens por oferecer um ar despojado às suas combinações. Camisas xadrez ou com estampas divertidas que fazem referência a cultura pop também se fazem presentes.


 Também há espaço para ousadia e atitude nas ruas, onde alguns apostam em um visual mais interessante e elaborado, com camisas de estampas de caveiras, crucifixos, coletes e sapatos tipo sneakers compondo o figurino.


Trazendo uma elegância sutil, mas que não passa despercebida, o look acima casa o conforto do jeans ao perfeito equilíbrio das cores, captando a atenção para a bolsa de tom mais forte.


A presença das tão badaladas ecobags e das sandálias havaianas tornam o look básico, porem cheio de estilo devido aos elementos indianos resgatados pela saia e acessórios.

Rafaela Barros

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estudando moda

acervo pessoal

João Pessoa só possui duas instituições de ensino de moda, a FUNETEC-PB (fundação de apoio ao IFPB), com curso técnico, e o UNIPÊ, com o curso tecnólogo. 

A FUNETEC-PB possui cursos técnicos em diversas áreas; T.I, Segurança do trabalho e o técnico em produção de moda em que você cursa em um ano e meio. Aqui na foto em destaque encontra-se o laboratório super equipado para aulas práticas como modelagem, desenho estilístico, cultura popular, oficinas de costumização, história da moda entre outras matérias.

Escolha seu curso e mãos na tesoura!

FUNETEC-PB 
Av. Rio Grande do Sul, 1169 - Bairro dos Estados, João Pessoa - PB, 58020-030
(0xx)83 3222-3933


Martiele Godinho

domingo, 12 de agosto de 2012

Sapatos bicolor


Os sapatos bicolores são fashion, porque são versatios levando as mulheres ao delírio, não havendo quem resista ao seu charme e elegância. Os bicolores foram tendência na estação passada e fez tanto sucesso que continuam em alta nessa estação.

Nessa estação os sapatos bicolores inovaram unindo-se aos clássicos sapatos de bico fino que ganharam ponteira com cores contrastantes, coloridos e metálicos. A biqueira dá um aspecto esportivo ao sapato e deixa os looks clássicos mais atuais. Ele veio trazendo o estilo clássico de forma mais atual para a mulher moderna.

Ele pode ser usado em todos os momentos, no trabalho, na balada, no shopping, em grades eventos e com grande estilo. Mais para isso tem que saber usá-los.

Até a próxima!

Mônica Maria

Tranparências


Que as camisas transparentes estão em alta, isso todo mundo sabe. Mas, será que você sabe qual a melhor forma de usá-las para não errar a mão na hora de montar o look? As peças, apesar de lindas e sofisticadas, não são tão fáceis de serem usadas. Afinal, optar peças transparentes é sempre um risco. Então, cuidado ao escolher o ‘composê’.


Para quem não curte a peça por achar que ela evidencia as gordurinhas extras, uma blusinha da mesma cor ou de tonalidade próxima são ótimas opções. Agora, se você tem a barriguinha sarada e não tem medo da transparência e prefere usar apenas um sutiã, opte pelos modelos lisos com pouco ou nenhum bojo para evitar que o volume brigue com o look e, claro, prefira as lingeries mais comportadas, nada de expor demais o corpo para não correr riscos de cair na vulgaridade. Lembramos ainda que os tops também caem super bem com as produções. 


Gostou? Até a próxima postagem!

Mônica Maria

sábado, 11 de agosto de 2012

Moda e sustentabilidade


Moda sustentável, também conhecida como eco moda, moda eco ou ecofashion, é aquela em que um produto é criado e produzido levando em consideração o impacto ambiental e social que pode provocar durante todo o seu tempo de vida total, incluindo a sua "pegada de carbono".

Designers de moda são agora responsáveis pela introdução de métodos eco-conscientes na fonte através do uso de materiais ecologicamente corretos e métodos socialmente responsáveis ​​de produção. Dentre estes já existem peças de vestuário e acessórios confeccionadas em plástico, papel, algodão orgânico, anéis de latas de alumínio etc.

A Associação Nacional de Designers de Moda Sustentável é uma organização que labora com o intuito de aumentar as oportunidades de designers sustentáveis. Sua finalidade é ajudar os empresários com negócios de moda crescentes relacionados à criação de uma mudança social e respeito ao meio ambiente.

Colorindo o algodão
Plantio e colheita do algodão em vários tons

O algodão colorido, também conhecido como “algodão ecologicamente correto”, produzido na cidade de Campina Grande, na Paraíba, conquista o mercado internacional após mais de dez anos de pesquisas e investimentos.

O tecido é um produto sustentável, com apelo ético e responsabilidade socioambiental. Já existem nos tons: marrom, rubi, verde e o branco tradicional.

Cerca de 152 produtores rurais colhem o equivalente a seis toneladas anualmente, cujas plantações são orgânicas e adquiriram o selo de certificação.

O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no projeto “Algodão naturalmente colorido” além de capacitar os agricultores, intermedia a negociação entre estes e a Coopnatural, a cooperativa de produção têxtil da Paraíba, responsável pela compra de todo o plantio de algodão.

O material é submetido a dois processos: a fiação e a tecelagem. Em seguida é encaminhado à sede da cooperativa onde é feito o corte das peças, enviando-se posteriormente para as pequenas empresas pertencentes aos cooperados.

Algodão colorido manufaturados
                                                        
Na moda

O algodão colorido orgânico é transformado, pelas empresas, em roupas e acessórios e as sobras do tecido são convertidas em bonecas. Todo o processo é realizado sem agredir o meio ambiente. 


Algodão colorido da Paraíba faz sucesso no Rio à Porter


Maysa Gadelha, presidente da Coopnatural, participa de feiras no exterior e já garantiu clientes em 11 países. Ela também leva as roupas de algodão colorida para eventos realizados no Brasil inteiro. Em uma feira em São Paulo, os produtos fizeram muito sucesso. Segundo relatos de clientes o toque do tecido e o odor são diferentes.

A próxima meta do algodão colorido da Paraíba é adquirir o selo de indicação geográfica. O certificado garante a procedência de um produto e a maneira como ele é fabricado. O processo já se encontra no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O selo costuma impulsionar as vendas. “Conforme a pesquisa que a gente fez, já aponta que o consumidor está disposto a comprar e pagar mais caro por um produto com o selo”, afirma Jeanne Darc Nóbrega Quinho, do SEBRAE de Campina Grande.

Ângela Lima 




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O regionalismo mergulha na cultura pop

Foto: Facebook Pop Arretado



Deixe de Patim, Tá Ca Gota, I like  Cuscuz, CaBritos. Um iêiêiê da peste. Estes são alguns dos exemplos das frases divertidas que misturam a cultura pop mundial com o regionalismo e cultura paraibana das camisetas do Pop Arretado, marca que nasceu em João Pessoa há 4 meses pelas mãos de Juliana de Carvalho e Izza Simões.

Foto: Facebook Pop Arretado

Juliana conta que a marca surgiu quando Izza notou que muitos nordestinos  estavam usando camisetas com estampas “I Love Rio, I Love NY”  e sentiu a necessidade de trazer essas frases para o contexto nordestino e paraibano.Em Uma conversa as duas bolaram a ideia de fazer camisetas juntando referências da cultura pop com a linguagem nordestina , O nordestinês. Daí surgiu algumas estampas da marca.

 Foto: Faceboock Pop Arretado

Em pouco tempo o que era uma brincadeira passou a se tornar um projeto, uma marca, que tinha como objetivo manter nossa cultura viva e incentivar o público jovem a preservar as origens por meio de estampas coloridas e modernas, de uma forma divertida.

Foto: Facebook Pop Arretado
As camisetas fazem sucesso nas redes sociais.  A loja oficial funciona no facebook, e vem conquistando o mercado Paraibano e até em Pernambuco. Também pode ser encontrada na loja Vida Real, no Mag Shopping, e na loja Salve Simpatia (Av. Epitácio Pessoa, 4940 - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 83 3247-5636)

Fonte: Juliana Carvalho  (83) 8807-8107 / 9927-0663

Marco Túlio






quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quem somos?

Somos um grupo de amigos estudantes de moda que resolvemos compartilhar todas as informações, novidades e curiosidades que descobrimos no nosso caminho fashion, com o compromisso de trazer história combinada com tendências.

Iremos abordar de maneiras diferentes, por isso, dividimos o blog da seguinte forma: cada dia será um autor diferente com uma novidade pra você. Fique bem a vontade para sugerir ou comentar qualquer coisa.

Aguardem o primeiro post oficial. Até breve!

Bruna Cairo